domingo, setembro 11, 2011

I know what you did ten years ago

Há dez anos, acabada de regressar de férias, largo as malas no quarto e estranho a ausência de vida nos quartos das minhas vizinhas. Vivia numa residência universitária, havia sempre barulho, havia sempre alguém por perto. Rumo então à cozinha, empurro a porta, pesada como o raio, e vejo-as todas a olhar para cima, o namorado de uma delas de faca numa mão e de batata na outra, de boca meia aberta. "O que é que foi?"
"Vê..."
E vi. O que já tinha acontecido e ainda o segundo avião a enfiar-se na segunda torre. De facto eu olhava, não era um filme, mas não me apercebi da dimensão da coisa. Acho que só muito mais tarde é que a estalada me atingiu e pensei de facto sobre o que tinha acontecido. Lembro-me de a minha mãe dizer que por menos tinha havido uma guerra mundial. Já contei que quando era miúda pensava que as guerras eram cíclicas? Que por ter havido a 1ª e a 2ª, em breve haveria a 3ª só não se sabia ainda quando, que eu morria de medo que isso acontecesse e que ia tendo um colapso quando começou a guerra do Iraque? Pela ideia em si mas também porque as actualizações das notícias cortavam a cada pé de passo os desenhos animados...
Este ano, por esta altura, tinha planeado estar lá. Por diversas razões, entre as quais a celebração dos dez anos do acontecimento, o plano foi adiado para o ano que vem. Quem esperou estes anos todos, espera mais um, não é por aí. A expectativa é enorme e a certeza que não vou sair de lá desiludida ainda maior, não que tenha qualquer fascínio pelo American way of life, mas a cidade em si tem qualquer coisa... Quando perceber o que é, eu explico.

0 comentários:

Blogger templates