terça-feira, novembro 01, 2011

A eficiência

Até sábado nunca tinha reflectido sobre qualquer utilidade a dar ao que aprendi em Termodinâmica. Para dizer a verdade, foi uma das, senão mesmo a, disciplinas que menos me entusiasmou. Demasiado macro talvez, boring certamente.
Mas este sábado, enquanto debatíamos um dos nossos assuntos preferidos, o objectivo da perfeição e a frustração associada a cada passo em falso que dou na sua direcção, enquanto ela me dizia que nem as máquinas têm rendimentos máximos, dei por mim a sorrir ao pensar em calor, trabalho, sistemas e coisas que tal. Sob pena de parecer tolinha, explico o motivo do sorriso. Recebo um sorriso do outro lado e fico muito mais descansada porque já percebi: troco demasiado calor com o meu sistema vizinho.
Agora falta entender o resto; o problema é que acho que não há ramo da Física que explique essa parte...

0 comentários:

Blogger templates