terça-feira, dezembro 21, 2010

As leis

Bolas... Demoro demasiado tempo a desligar a ficha de umas situações para outras... Se é que alguma vez desligo...
Enquanto penso nisto e num eventual boicote ao meu bem-estar, qual teoria da conspiração barata, penso no Newton. Um génio de mau génio, dizia-se. Estes são sempre os mais interessantes, digo eu.
Penso no Newton e penso: aquela primeira lei não se aplica a mim... Esta coisa de não conseguir desligar a ficha é equivalente a ter dificuldade em parar. Simplesmente parar e parece que, em mim, isso se aplica a tudo: pensar, querer fazer, preocupar-me, tentar resolver; bref, este tipo de coisas. Sair do repouso é fácil, não há atrito que me impeça de arrancar. Fácil talvez não seja mas consigo fazê-lo, nem que demore anos como aconteceu da última vez. O contrário é uma treta; inércia: não vales nada...
A segunda, F=ma. Esqueçamos os sinais de vector (menos 2 pontos) e analisemos isto em módulo: a minha m diminuiu mas consegui manter a minha F, pelo menos, constante, na verdade eu acho que aumentou mesmo. Bom, admitindo que a lógica não me falha, se F se mantém constante e m dimimui, a aumentou de certeza.
Lá está. Tudo explicado... É por causa disto que ando cansada como nunca andei; eu bem sabia que o curso um dia me ia servir para qualquer coisa (a única falha aqui é que isto se aprende no secundário e que, para isto ser válido, m teria que se manter constante... mas faz de conta, serve).
Ao pensar na última lei é que volto à teoria da (auto-)conspiração: para toda a força aplicada, existe outra de mesma intensidade e mesma direcção mas de sentido oposto. Acção. Reacção. E se sou eu que faço isto a mim própria? Às vezes acho que sim, parece que faço isto porque quero, só para dificultar um pouco mais a minha vidinha, no fundo igual a tantas outras mas que eu teimo em achar tão diferente e tão especial, pois já que é minha que seja alguma coisa de jeito, não? Isto explicaria também o cansaço, dá trabalho puxar em dois sentidos opostos.
Mais uma vez há aqui uma falha. É que não sou masoquista. Nem idiota. 

0 comentários:

Blogger templates