quinta-feira, dezembro 30, 2010

A passagem

Se não ligo ao Natal, muito menos ligo à passagem de ano. É um dia apenas, marca o fim de um calendário e o início de um novo o que, na verdade, só me dificulta a vida pois passo o primeiro mês a escrever sempre a data errada. Uma pessoa deita-se num dia 31 de Dezembro do ano X e acorda no 1 de Janeiro do ano X+1, e pronto, é só. E isto, cada um o faz como quer, não fôssemos nós livres, é verdade: não temos obrigatoriamente que andar eufóricos. Podemos ficar sozinhos, a dormir, ir ao cinema, ir à rua a bater panelas, estar em casa a atirar pratos pela janela como no Cinema Paradiso, dançar com uma data de gente numa festa qualquer, usar cuecas azuis ou amarelas, não interessa. Olhemos para mim: como estou doente, e bem doente diga-se de passagem, não estou a pensar sair de casa amanhã. E está tudo bem.
O princípio das resoluções até podia ser engraçado mas eu sei que nunca as cumpriria  todas a não ser que fossem demasiado fáceis e isso eu não faço a mim própria. Não ponho a fasquia baixa. A por, seria bem alta mas como não me quero sentir frustrada ao fim de um tempo não a ponho; ponto. As decisões acabam por ser tomadas e as mudanças acabam por acontecer. Sejam pensadas no dia 1 ou não. 
Se há algo que eventualmente se safa é o balanço do que passou, mas repito, isso pode-se fazer a qualquer momento. Em 2009, por exemplo. Um belo dia, olhei para trás e pensei. Pensei. Pensei. Voltei a pensar e disse para mim própria que daí em diante ia proceder de outra forma. Tomei uma resolução. Pus a fasquia nos píncaros e caminhei, e a bem dizer caminho ainda, qualquer dia vou cumprir e será a melhor resolução que já tomei na vida. Se tem mais piada porque não foi tomada na São Silvestre de nenhum ano? Quero lá saber. No 31, no 7 ou no 23, o que interessa nestas coisas das resoluções não é propriamente escrevê-las num papel todo giro, num documento que fica guardado no pc ou proclamá-las diante de umas quantas pessoas. Acho que é mais querermos mesmo cumpri-las e mexermos-nos para isso.

1 comentários:

Blogger templates