segunda-feira, novembro 15, 2010

Hoje

Este dia passou-se aos saltinhos entre salas de espera, em tempo perdido sentada (em salas de epera), em minutos gastos a observar pessoas (sentadas em salas de espera) e pouco mais. Podemos somar a isto uma viagem de comboio de manhã e outra que decorre enquanto vou escrevendo e temos o panorama completo do dia extremamente produtivo que tive hoje. A certa altura pedi que me explicassem o que é que eu estava ali a fazer. Estás a manter-me calma. Toma, já sabias que era melhor estares calada... Assim me mantive até dizermos adeus uma à outra no cais da linha 1, sem dizer mais disparates. Ela foi para cima, eu vim para baixo. Ela deve ir a dormir, eu vou aqui a escrever e a olhar para as pessoas que vão nos outros bancos. Vou num daqueles lugares de quatro mesmo no meio da carruagem de costas para o sentido do movimento. Não me podia ter calhado pior lugar, nem que tentasse.
À minha frente vai uma miúda entre o sono e a vigília, os olhos dela não sabem se hão-de estar abertos ou fechados, aquilo é uma luta terrível, já passei por isso, se tivesse que apostar o meu dinheiro apostava que vão acabar por se fechar. Tal e qual como me disse a minha psi, que apostava o dinheiro todo dela sem pestanejar em como uma coisa iria acontecer caso eu passasse um determinado limite (não vou passar, se isso acontecer internem-me).
Do outro lado da coxia vão dois rapazes. A antítese um do outro agora que reparo: um careca o outro com uma juba de caracóis, um sem barba outro com ela farta, um com óculos de sol da moda outro com pestanas maiores que as minhas. Vão os dois a dormir, ambos de boca aberta, ambos de braços cruzados e, daqui a nada, ambos com baba no queixo. Agora só já sobra um porque, enquanto re-lia o que está para trás, o cabeludo saíu. A substituí-lo está uma loira de unhas rosa fluorescente e aquele que suponho ser namorado dela, com ares de virem do Leste e a falarem a condizer com esse ar. Ele não é esperto; em vez de ir com a mão em cima da perna dela vai com a mão em cima da perna dele.
De resto não se passa nada. E ainda tenho que aguentar mais uma hora disto...

0 comentários:

Blogger templates