quinta-feira, julho 22, 2010

Ainda ontem me aconteceu de novo

De almoço pago e tabuleiro na mão, vou em direcção à escadaria que me separa do refeitório aqui da empresa.  Faço isto todos os dias, até já chateia; não sei porquê mas de cada vez que entro ali tenho a sensação que vou entrar em palco e que vou cair no último degrau. 
És mesmo estúpida... claro que sabes porque tens essa impressão. 
Pois sei, é porque não consigo deixar de pensar que o ambiente daquela sala é como o de um desfile: há  ali olhos, quais telescópios, que dissecam quem ali entra. É isso e o meu medo do ridículo, sobretudo quando ele se mostra em todo o seu esplendor em frente a pessoas que não conheço de lado nenhum. Não gosto muito de me sentir observada, tão pouco de me sentir o centro das atenções e muito menos pelas razões errada. Nem pelas certas by the way.
A minha tendência natural é encaixar e digerir o negativo mas rejeitar o positivo. Se por um lado tento sempre aceitar as críticas e rever o meu comportamento à luz do que me apontam, não é menos verdade que  muito raramente aceito um elogio. É um facto e é talvez uma das grandes limitações da minha vida. É mais forte que eu, por dentro a minha cabeça começa imediatamente a abanar entre a direita e a esquerda como quem pensa bullshit... Mesmo que saiba que o que me dizem em certas ocasiões é verdade, que o mérito está lá, raras são as vezes em que não acho que aquilo tudo me soa terrivelmente a falso ou a despropositado porque, afinal, não fiz mais que aquilo que devia ser feito e que isso não merece qualquer louvor. Não me parece que seja falsa modéstia; é antes o que sobra de uma grande falta de auto-estima que se apoderou de mim aqui há uns anos e que parece não querer desaparecer da pele por muito que lave. Essa mania que tenho de usar gel de banho ultra-suave e loção de banho de bebés não me deve andar a ajudar. Tenho que tentar algo mais agressivo.
Lixívia talvez.

1 comentários:

Miguel F. Carvalho disse...

quando li o início pensei "mais uma queda??!!"... menos mal...

Blogger templates