sexta-feira, julho 02, 2010

Custa muito?

Aquilo que eu presenciei hoje de manhã na padaria acontece inúmeras vezes a imensas pessoas nos mais diversos lugares em que há atendimento ao público. 
Foi ali mas podia ter sido numa repartição de finanças, na fila de pagamento do almoço, no balcão do café, do médico, da farmácia ou do banco. Há quem nem pense no assunto, há quem ignore e há até quem se chateie com isso. Eu, these days, sou do clube das que tenta ignorar (embora por dentro fique a abanar a cabeça) mas admito que já fui das que se irritava solenemente e tinha vontade de perguntar à pessoa que me estava a atender se a mãezinha dele(a) não lhe tinha ensinado nada. 
O que se passa é que, eu, quando estou a ser atendida, gosto que me dispensem um mínimo de atenção. Não peço a lua, só o mínimo. Eventualmente peço uma saudação adequada ao momento do dia, depois gosto de um "diga por favor" ou coisa que o valha e, já agora, que a pessoa cumpra a sua função e me despache para que eu possa ir à minha vidinha toda feliz e contente. Não gosto de pedir dois pães de cereais após um grunhido que queria dizer "diga lá o que é que quer" (pelo menos foi o que supus) nem que a pessoa em questão continue a sua converseta como se eu não estivesse ali à espera de receber a minha mercadoria e de pagar. Depois de eu me ir embora ela pode continuar tranquilamente a falar com o senhor fornecedor, não lhe adianta de nada estar a fazer-me o troco enquanto mastiga uma resposta acerca de um papel qualquer. Causa uma péssima impressão, não dá vontade de voltar. Custa muito entender isso?
O conceito de multitask é muito bonito, eu própria bem tento de vez em quando, mas no que toca a atendimento, por favor, cinjam-se somente a isso. É que, já que mais não seja, fica mal. É quase, quase uma falta de educação. Demonstra uma falta de consideração tão grande pelas pessoas que, a mim, só me dá vontade de agarrar o fulano e pedir-lhe que olhe para mim e me dispense só 10 segundos do seu precioso tempo como se isso não fosse o que é suposto que ele faça.
Bom, e agora vou trabalhar que logo à tardinha tenho uma cama para acabar de montar e um sofá para pôr em pé...

0 comentários:

Blogger templates