quarta-feira, setembro 22, 2010

As lições

Sob o pretexto de precisa que tratem de si durante uns dias fui certa vez internada, não muito de minha vontade, numa clínica especializada em tratar de pessoas durante uns dias. Que estava bem, que não era preciso, que não era sítio para mim; gastei todo o latim que me tinham ensinado mas o meu médico não foi na conversa e eu lá obedeci sem saber bem porquê. Talvez precisasse mesmo e o soubesse lá no fundo.
Em menos de três tempos vi-me num sítio estranho, onde todos eram simpáticos comigo. Ainda hoje acredito que todas as pessoas que estiveram à minha volta naqueles dias foram genuinamente simpáticas comigo, a sensibilidade delas é de certeza especial ou não trabalhariam onde trabalham.
Nos primeiros tempos deixavam-me dormir e chorar os dias inteiros se quisesse, só faziam questão que comesse, traziam e levavam tabuleiros com o que me apetecesse (que na verdade era nada mas eu lá fazia de conta para matar rasto). Passados uns dias, começaram a insistir para que tomasse as refeições na sala comum, para que fosse passear para o jardim, apanhar sol ao terraço, que me ia fazer bem ver outras pessoas. O que eles queriam dizer era que me ia fazer bem ver pessoas diferentes de mim, cujos problemas eram diferentes  do meu e bem evidentes. O que eles queriam dizer era que o problemas dessas pessoas eram problemas a sério comparados com os meus, se não era bem isto queriam pelo menos fazer-me relativizar as coisas, era uma espécie de lição. Mostrar-me que há sítios piores que o meu quintal, que devia levantar a cabeça e que se estava farta devia era tentar de novo e seguir em frente porque impedimentos a sério na minha vida, não havia nenhum.
Nunca fui boa a isso.
A comparar-me com os outros e a sentir-me consolada porque eles estão em situações piores que a minha. É uma lição que nunca hei-de aprender; não sei se é bom ou mau. Sei é que acabei com a minha reputação de pessoa equilibrada com este texto, but who cares?

3 comentários:

Miguel F. Carvalho disse...

o que é mesmo uma pessoa equilibrada?

Pulha Garcia disse...

Para que é que serve uma pessoa equilibrada?


(eu prefiro malta com riqueza interior, algo para contar; se há equilíbrio ou não, je veux pas savoir)

eu... disse...

Duas perguntas às quais não sei responder... Pelos vistos nem interessa assim muito :)

Blogger templates