sexta-feira, março 26, 2010

O meu lábio

Tenho uma coisa no lábio, mais propriamente no inferior e essa coisa já vive comigo há bastante tempo, praí 10 anos e estou a avaliar por baixo. Não me engano muito se disser que isto passa despercebido à maior parte das pessoas, não me incomoda por aí além e nunca me deu problemas, não é grave, não é prejudicial, não é incapacitante, a única chatice é que esta coisa está cá. Escusado será dizer que a senhora minha mãe, que continua a achar que eu tenho 5 anos e vou viver debaixo da saia dela até morrer, me tem andado a chatear este tempo todo para ir tirar esta coisa. Após anos deste martírio, fui falar (pela 3ª vez) com um cirurgião para ver o que há a fazer.

Disse-me o médico que a "boa" notícia é que estas coisas têm elevada probabilidade de recidiva, gosto tanto de ironias, ou seja que se tirarmos ninguém garante que não volta. Ora muito obrigada, fico muito contente... Pergunto eu se há realmente benifício em submeter-me ao bisturi do senhor, ao que ele me responde que é melhor (o que ele quer, sei eu). Olha se um cirurgião ia dizer que não a uma oportunidade de praticar os seus dotes de talhante, como é que eu adivinhei que ele ia dizer que era melhor...

Aqui há uns anos aprendi a sacar tudo o que eu quero saber dos médicos, pode ser moroso mas é muito fácil, é só abrir a boca e fazer as perguntas que queremos ver respondidas as vezes que forem precisas até eles nos esclarecerem. É mais ou menos como na escola, tiram-se as dúvidas todas, mesmo as mais estúpidas. Eu tenho que perceber o que me vão fazer, afinal o lábio é meu e por acaso até gosto dele, já agora gostava que continuasse perfeitinho. Debitei então todo o tipo de perguntas: que procedimento é que vai seguir, se é complicado ou não, se é ambulatório, se vou ficar com alguma cicatriz visível (ou seja se vou ficar com o lábio horroroso) se a recuperação é demorada, acho que não deixei nada por perguntar. E o que é que aquela criatura me diz? Responde-me a tudo e acrescenta que não faça dramas... E o que é que eu lhe respondo? Que o lábio é meu!

O homem não sabia que eu já tinha consultado outros médicos e que estava a par de algumas técnicas usadas para tirar estas coisas, criocirurgia, electro-qualquer-coisa e sei lá que mais, em que se tenta ao máximo privilegiar a estética que, convenhamos, num sítio como o lábio é importante. Digo eu... E vem-me esta alma dizer que não me garante que não fique com uma cicatriz para o lado de fora? Estive para lhe perguntar se era mesmo cirurgião e ainda por cima plástico e reconstructivo (nunca na minha vida pensei recorrer a um senhor deste...) mas achei melhor calar-me. Enfim, resumindo e concluindo: sou adepta da máxima "cada macaco no seu galho" que eu de medicina não percebo nada mas não estou nada confiante. Já tenho a cirurgia marcada mas acho que vou ter que pedir uma "enésima" opinião.

1 comentários:

Dorushka disse...

Se fosse eu pedia mesmo uma enésima opinião, e ia pedindo até estar totalmente satisfeita! Com a saúde não se brinca, mas com a estética ainda menos! LOL
(Agora a sério, se ainda não está convencida consulte outro médico.)

Blogger templates