quarta-feira, dezembro 09, 2009

A poesia

A poesia é o meu pior pesadelo ainda hoje. Quem raio se lembra de obrigar crianças a escrever poemas? Aquelas horas semanais eram um suplício, ainda pior do que aquelas em que recitávamos a tabuada, nunca aprendi a do 7 e do 8, não sei porquê, estas duas tabelas sempre foram guardadas apenas temporariamente na parte mais volátil da minha memória. Se calhar é porque não interessam, se interessassem sabê-las-ia ainda hoje, mas se isto é verdade então a maior parte das coisas que, supostamente, aprendi não interessam para nada e acho que isso não pode ser. Não me lembro das equações de Maxwell e sem elas o que é que nós seríamos... Bem, adiante (quem quiser saber quais são, a Renova tem um papel higiénico em que estão escarrapachadas, devem ter achado que esta é uma boa maneira de passar tempo na casa de banho, recordar o electromagnetismo).
A poesia, pois. Não tenho veia criativa, acho que sou seca, demasiado literal, não sei fazer isso e quanto mais me obrigam a fazer uma coisa que não gosto, pior (sobretudo se eu estiver convencida que não consigo). É a pressão das linhas que tenho que encher e palavras que têm que rimar (têm, têm, no meu pesadelo têm), e tem que ser escrito em verso e tem uma forma específica, é um sacrilégio se assim não fôr. Porque é que ensinam estas coisas às crianças se depois elas vêm a descobrir que é tudo mentira, ou melhor, que não tem que ser assim? Que pode não rimar, que pode ser tudo seguido e que se podem fazer desenhos com as palavras e tudo? Que pode não ser obrigação nenhuma?
E porque é que temos que decorar e recitar estas coisas como se fôssemos gramofones? Era assim que me sentia quando era a minha vez de recitar, a professora deixava-nos debitar as receitas virados para o quadro se o medo de olhar para a turma fosse demasiado grande. Gramofones autênticos... Ronsard com 8 anos, lembra a quem? A mim traumatizou-me.

I.

PS: Estive a arrumar papelada no sótão este fim de semana, encontrei as "coisas" da primária...

2 comentários:

Alexandre disse...

Por exemplo, podes ganhar o Nobel sem usar vírgulas... Agora essa do papel higiénico com as equações de Maxwell não conheço O.o

Miguel F. Carvalho disse...

o Maxwell deve estar orgulhoso... a Renova consegue destruir carreiras e feitos...

a tabuada no papel higiénico é que era!!! ou o Sudoku!!

Blogger templates