quarta-feira, outubro 06, 2010

Os dias da república

No domingo havia duas hipóteses: ficar em casa e dar uso à manta do sofá ou saltar o pequeno-almoço e sair directamente para um brunch. O céu ameaçava mais que muito mas foi a segunda que ganhou e perto do meio-dia saímos em direcção ao Petit Bistro; eu, quando gosto de um sítio volto lá sempre. O dono é francês e simpático, há quem diga que é impossível mas não é, ouve-se música agradável, há revistas e jornais para folhear à vontade e o pequeno-almoço-almoço é óptimo. Se chegar lá já foi complicado, difícil a sério foi sair, juro que não sei o que é que o S. Pedro tem contra mim mas só não choveu enquanto estive lá dentro. A minha roupa já pingava por todo o lado antes mesmo de chegar ao Camões, o meu guarda-chuva já se tinha virado duas vezes e não iria resistir muito mais. O ar de aflição/impotência do senhor do outro lado da passadeira que levava com a água toda vinda dos beirais ainda me fez rir, ele encolhia os ombros e ria também, chorar é que não valia a pena. Escusado será dizer que chegada a casa foi a manta que acabou por me valer.
Ontem, visto que o tempo prometia algumas tréguas, o destino foi a rua também. Lembro-me exactamente do que fiz no ano anterior jour pour jour: CCB e palácio de Belém, chovia ou estava para isso. Este ano nem CCB nem fila para entrar no palácio, caminhada até à esplanada para almoçar e deambulação por ruas nunca dantes caminhadas com o bónus da descoberta de uma loja que me fez parar. Perguntei se estava aberta num dia feriado. Que sim. Então entrei e nem um minuto depois já havia conversa com a simpatia do dono acerca das fotografias, dos lenços lindíssimos e das peças de prata que havia espalhadas pela sala. Depois saí, com um saco; lá dentro uma écharpe e uns brincos em forma de Physalis ainda com folhas. São a tua cara disseram-me as miúdas no terraço do Noobai. Pois são, eu sei. 
Estar nestes dias com vocês é bem melhor que tudo o que possa ter feito pela mesma altura no ano passado. Viva a República, sim, vá...

0 comentários:

Blogger templates