quarta-feira, novembro 04, 2009

E se... II

... um dia destes todas as lojas, comércios, shoppings e afins passassem a estar fechados ao domingo, já nem digo ao sábado à tarde?
... as lojas fechassem diariamente às 18h?

Deu-me para pensar como seria a (minha) vida em Lisboa se isto passasse a ser assim uma vez que esta foi uma realidade em que já vivi durante uns tempos. Foi aí que senti que estava completamente agarrada, tipo drogada, à vida de consumo ou de tentação de consumo. Acho que a grande maioria das pessoas está. Voltei a pensar nisto porquê? Confesso que foi depois de uma entrevista que vi anteontem e que não era bem acerca disto, salvo erro era com a Márcia Rodrigues.
Será que aí Monsanto, Belém, o Jamor, o Parque das Nações, os parques dos arredores, as praias, os passeios marítimos, os museus, sei lá, chegavam para todos? Seriam sequer estes os novos locais escolhidos pelas pessoas? Ou seriam mais as PS, as Wii e outras que tais a confortar-nos?
Primeiro, duvido seriamente que uma proposta destas surja por cá uma vez que ainda há relativamente pouco tempo se fez o oposto, a adesão seria quase nula, o benefício seria visto como inexistente, os protestos seriam generalizados e o pobre desgraçado a propôr uma coisa destas seria crucificado de cabeça para baixo. Posso-me enganar, não sei.
Segundo, imagino o pânico semeado por aí. Neste país, e noutros eventualmente mas esses não interessam, onde ficar em casa uma tarde a fazer qualquer coisa, seja ele ler, gatafunhar, bater um bolo, crepes, um jogo ou simplesmente nada é sinónimo de castigo; onde grande parte das pessoas arranja "boas" desculpas para não andar ao ar livre, ora está muito calor, ora muito frio, ou é muito cedo, ou já está de noite, as crianças constipam-se e sujam-se, bla, bla, bla. Estou a exagerar obviamente, tenho visto por aí óptimos exemplos de pessoas que recusam enfiar-se em centros comerciais sistematicamente e que procuram alternativas, porque as há e algumas de graça imagine-se.

Andamos com os olhos tão tapadinhos por vezes...

I.

0 comentários:

Blogger templates