segunda-feira, novembro 30, 2009

Bode expiatório?

Tenho um fascínio e um interesse estranho por um período da História: a 2ª guerra mundial. Livros, documentários, filmes, tudo o que vem à rede é peixe em relação a esta matéria, acho que isto começou na escola há muitos anos atrás por causa de um livro de leitura obrigatória na 4ª classe, "Um saco de berlindes" do Joseph Joffo. Isso e por ouvir muitas histórias sobre o Holocausto da boca dos membros de uma família judia amigos dos meus pais, muito provavelmente não tenho uma visão muito parcial da coisa. Extremamente cultos, e simpáticos gostava imenso deles e fiquei para morrer quando há 2 anos parti a caneca que a M. me deu, tinha Shalom escrito em azul, tinha-ma trazido de Israel tinha eu 10 anos, por aí. Tinha um medo terrível das guerras quando era mais nova, tinha aquela ideia que as guerras eram periódicas porque havia a 1ª, a 2ª, a 3ª seria para quando? Era a do Irão/Iraque, depois foi a do Golfo, lembro-me muito bem de pensar que qualquer dia seria a nossa vez.
Semanas antes de me vir embora da Alemanha lá tive coragem para ir visitar um antigo campo de concentração, fui a Dachau por ser o que ficava mais perto. Era Outono avançado, a caminhar com força para o Inverno, estava um frio daqueles que corta mas sol ou seja um óptimo dia para passear. Supostamente, Dachau foi um campo dito 'soft' mas aquele ambiente é pesado, pesadíssimo. A maior parte dos edifícios foi arrasado, só sobram as linhas dos alicerces no chão a marcar os sítios, há árvores bastante altas a marcar uma avenida; anda-se, anda-se, anda-se e anda-se até se chegar ao fundo onde está o edifício/camarata que se pode visitar. Mais adiante os fornos crematórios, as so-called salas de desinfecção, tudo pegado mas é mera coincidência dizem as placas. As linhas de comboio que chegam até lá também são coincidência, dizem as placas. Ali morreu muito pouca gente, dizem as placas. Ver tudo, e ler tudo, com olhos de ler demora bastante, foi uma tarde inteira ali passada. Mete uma certa impressão. E ali nas redondezas o assunto é completamente tabu.
Mete mesmo impressão saber que estas coisas aconteceram, porque aconteceram, mas notícias como esta deixam-me dividida. Bode expiatório, agora?

2 comentários:

Alexandre disse...

Ou então um dos muitos que conseguiram escapar na altura, mas felizmente a justiça por vezes chega... mesmo que tarde

Já agora, também sou um "apaixonado" pelo período da 2a grande guerra

eu... disse...

A mim cheira-me a espectáculo...

Blogger templates