sexta-feira, abril 09, 2010

Ontem

Então vamos para onde?
Não sei... Jardim da Estrela?
Ir passear um pouco ao fim da tarde é tão bom, tão pacífico, tão relaxante; diria que até é melhor do que um Magnum double caramelo (sabe Deus como eu gosto deste gelado enjoativo-mais-enjoativo-não-há e há quanto tempo não como um). Ainda assim, trocava todos os Magnum deste mundo e todas as lojas da  Häagen-Dazs por um passeio daqueles e por um tempinho sentada num banco de jardim, mesmo que seja como o de ontem, de madeira velha e desconfortável. Por incrível que pareça, nunca tinha entrado naquele jardim. Eu sei, shame on me... 
Já não tenho 8 anos mas não resisti a fazer de palhaça naquela pirâmide de cordas vermelhas e duras, escusado será dizer que acabei com bocados de gravilha nos sapatos, nas virolas das calças e com a palma das mãos mais encarnadas que um pimento. Pasmei ao ver um fulano vestido de camisola e cachecol do Benfica a andar de bicicleta pelos trilhos a dar música (benfiquista) a todos os que por ali andavam, tenho impressão que era um dínamo que accionava a rádio... Falando em gente estranha, cruzei-me 2 ou 3 vezes com uma senhora cuja cara me pareceu familiar, não sei de onde a conheço mas sei que já a encontrei antes, espantou-me vê-la a andar ali sozinha às voltas com aquela cara abatida. Espanto-me com pouco, estou esquecida que já fiz a mesma figura. De resto, o típico de um jardim: um coreto onde duvido que ainda toque alguma banda, um quiosque onde se trocam livros, uma esplanada cheia de gente, um parque infantil onde, imagine-se, brincavam criançinhas (havia até uma miúda pequenita empenhada em comer pedras do chão), patinhos feios, patinhos bonitos, gansos, imensos bancos de madeira vazios e postes de iluminação parecidos com o réverbère da ilustração original d'O Princepezinho que se acederam sozinhos depois que a basílica ali ao lado deu as oito.
O portão de saída já foi cruzado de noite, direcção sítio para jantar qualquer coisa mas sem café que depois ninguém dorme.
Já agora, nunca fui ao Botânico...

0 comentários:

Blogger templates