sábado, outubro 10, 2009

As pessoas

Os animais deram-me a volta à medida que cresci, conseguiram que mudasse de atitude perante eles, mas raras são as pessoas que o conseguem.
Diz-se que são apenas precisos alguns segundos para causar uma impressão em outra pessoa. Eu vejo isso a acontecer comigo, quem não me cativa à primeira muito dificilmente o conseguirá mais tarde. É como se tivesse uns carimbos internos: vale a pena/não vale, gosto/não gosto; homem, mulher, criança, passa tudo pelo mesmo crivo. A questão não é se a pessoa é linda, bonitinha, feia, inteligente, burra que nem um cepo, simpática; é a marca que o conjunto todo deixa em mim. Sou básica, o código binário chega-me perfeitamente, 0 ou 1, sim ou sopas. Os erros de avaliação são geralmente por excesso, não me lembro de alguma vez ter passado de 0 para 1...
Durante muito tempo pensei que não tinha jeitinho nem paciência nenhuma para as pessoas e que por isso seleccionava de forma tão radical. Era tão transparente na maneira como fazia as coisas que fui muitas vezes repreendida e recriminada por estar a ser gratuitamente desagradável... É que quando gosto nota-se e quando não gosto também se percebe. Hoje reconheço que esta última parte é particularmente má e muito escusada da minha parte, o que ainda não descobri é como hei-de ser diferente sem sentir que estou a ser hipócrita. Falta-me algum tacto.
Por vezes, pergunto-me se sou só eu. E os outros, como são, como fazem? Não se fartam de "levar" com pessoas insuportáveis, que não interessam, que não têm nada a ver com elas só porque não conseguem assumir que é uma perda de tempo estar ali a fazer sala e a exibir um sorriso amarelo? A vida não é demasiado curta para estarmos a perder tempo com pessoas que não interessam quando temos o poder de escolher? Odeio, mas odeio mesmo, fazer fretes.
E será que por vezes também estou do outro lado da barricada, ou seja, que alguém me dá um zero por não me achar digna de interesse? Claro que sim. Isso incomoda-me? Antes sim, agora é capaz de me roubar 5 minutos de sossego... Não é o que eu faço afinal? Como é que se diz? Quem não gosta come menos ou não come? Não se pode agradar a Gregos e a Troianos. É isso...

É mais ou menos tipo isto:



I

0 comentários:

Blogger templates