quinta-feira, outubro 22, 2009

Todos os nomes...

Não sou grande fã do meu nome mas tenho que o aguentar, acho que se mudasse não seria para melhor. Sempre deu aso a que se inventassem muitos diminutivos, depois cada um usa o seu, era a minha avó, é o meu pai, alguns amigos e eu que me entenda. Depois rima com coisas estranhas, o que eu sofri quando era garota...
Segundo sei houve discussão aquando da escolha. A alternativa também começava por I mas, pelo menos, sempre era mais difícil de deturpar. Ainda tentaram juntar os dois mas aquilo soava mal e como só me queriam dar um nome lá tiveram que desenpatar. Ganhou a minha mãe, que se o próximo fosse menina que então seria I. E o meu pai foi na conversa. Já ouvi esta história quinhentas vezes... Para o mal dos pecados do meu pai, o "próximo" foi menino e lá lhe arranjaram um nome que rima com o meu, não sei se fizeram de propósito, mas coitados de nós que passámos a ter que ouvir que era tão giro os nossos nomes rimarem.
Tem origem grega mas deriva do Hebraico אֱלִישֶׁבַע, língua em que significa "a casta", não comento... A Porto Editora diz que tanto é um adjectivo, um substantivo masculino ou feminino. Que significa respectivamente "de cor amarelo-esbranquiçada", "cavalo com pêlo desta cor" ou "variedade de videira americana cultivada em Portugal". Andei quase 30 anos enganada. Sempre me venderam que tinha nome de rainha... Que desilusão.

I.

0 comentários:

Blogger templates