domingo, outubro 04, 2009

Outsider

"A menina não é de cá, pois não?"
Depois de meses a entrar na mesma pastelaria no mesmo dia da semana para comprar sempre a mesma coisa, o senhor lá me perguntou isto. Sorrio, digo que não e pergunto porquê.
Quando me perguntam isto fico sempre a pensar o que é que me denuncia, se é que há alguma coisa para denunciar. Não tenho sotaque, de onde venho não há sotaque... Penso que tenho boa dicção e falo a língua oficial do país. Tenho uma aparência local, se bem que este ano já me perguntaram se era Italiana por 3 vezes...
"Sabe menina, por cá, isto não se chama "lanche", chama-se merenda." Se tivesse dito cruzeta, sertã ou tivesse usado o "vós" em vez do "vocês" então como seria...
Nunca fui mesmo, mesmo de lado nenhum agora que penso, pelo menos não naquele sentido em que as pessoas geralmente pensam. Nasci num país que sentia como meu mas ao qual não pertencia verdadeiramente e quando vim para Portugal o meu sotaque (aí sim, tinha) de certo modo fez-me sentir que não era de cá. Esta é a terceira cidade portuguesa onde vivo, a quinta no total... Sempre que mudo perguntam-me a mesma coisa, já só me faz sorrir e suspirar por dentro.
Se tiver que dizer de onde sou, digo que sou do sítio onde sempre fui passar férias, onde assentei arrais com os meus pais, onde voltava aos fins de semana enquanto estudava e onde ainda hoje vou procurar a minha "casa". Não pode ser o tempo que vivemos num sítio que nos faz ser de lá ou eu não seria de lado nenhum! Tem que ser o que nos liga ao lugar e é nesse sentido que dou a resposta que dou porque é o único onde tenho alguma coisa. Para já...
I.

5 comentários:

Alexandre disse...

Tens sotaque sim senhora :p

eu... disse...

Então como o caracterizas?

eu... disse...

Vou ter que me render... Se 3 de vocês me dizem que tenho é porque devo ter... Mas gostava que me explicassem com o que se parece.

Alexandre disse...

Tens um pouco de sotaque beirão, amenizado por sotaque conimbricense.

penso eu de que :)

eu... disse...

Beirão?! Minha nossa... pronto, seja. Mas não falo à Viseu...

Blogger templates