quinta-feira, outubro 15, 2009

Não percebo I

Lembro-me quando aqui há um ano me diziam "Mas tens um emprego bom, gostas do que fazes" e eu respondia "Quero lá saber do emprego!". Estava louca. Na pior fase da lobotomia a que me sujeitei em tempos... Pois agora até quero saber. Sim, tenho um emprego; sim, até gosto do que faço; sim, até sou mais ou menos reconhecida; sim, isto afinal até é importante.
É importante mas quão importante? O meu emprego não é a minha vida, pelo menos, gosto de pensar que não é, ou melhor, não quero que seja. Dependo dele até certo ponto mas se estiver a infernizar a minha existência quanto é que ele vale?
É assustador o que se passou na France Telecom. A-ssus-ta-dor. Perto de 25 trabalhadores suicidaram-se nos últimos tempos por causa da pressão a que se sentiam sujeitos devido a mudanças na empresa. Desconheço a razão homem/mulher mas nestas coisas diz-se que as mulheres tentam e os homens concretizam... Alguns fizeram-no em frente a colegas, em reuniões, nos gabinetes e deixaram cartas onde ligavam o acto ao ambiente no trabalho. Acredito que estas pessoas tivessem obrigações a cumprir, famílias a cargo (que ficaram melhor agora concerteza), eu sei lá. Mas matarem-se? E tantos? Parece quase contagioso. Parecem guiados pelo flautista de Hamelin em direcção ao precipício... As telecomunicações estão pela hora da morte (acreditem, eu sei), a concorrência no ramo é um monstro, diminuir o OPEX (do qual pelos vistos os colaboradores também já fazem parte) anda na boca de todas as empresas mas alto lá.
E se isto acontecesse cá, na homóloga PT por exemplo? Isto foi em França e fez o barulho que fez através da Europa, imagino o alarido se esta bela história estivesse a acontecer em Portugal... Chegaríamos também aos 25 suicídios até que os manda-chuva da empresa fossem chamados a dar explicações e a reconhecer que se passa alguma coisa? Se calhar sim. E parece que já estou a ouvir as exclamações... Opressores! Onde está o respeito pelos trabalhadores? São uns vendidos às leis do mercado!

Não percebo... Infelizmente, digo isto imensas vezes. Quer dizer, sou capaz de perceber o sentimento de desespero mas não a motivação. Não percebo mas sei uma coisa: morrer por isto não vale a pena, pode ser simples mas não resolve nada. Aliás, poucas coisas haverá pelas quais valha a pena dar a vida.
Já estou a ouvir... "Ahhh, se fosse contigo..."

I.

0 comentários:

Blogger templates